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O DESAFIO

Em função de novas necessidades de negócio, a Localiza percebeu que sua capacidade de atualizar, de forma rápida, a tecnologia existente estava ameaçada. Um dos sistemas mais importantes para sua operação - o de gestão de contratos de aluguel de carros - tinha sido construído havia mais de 15 anos e estava defasado.

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A Solução

Migração do sistema para uma nova plataforma tecnológica, orientada a serviços e baseada em .NET. Essa mudança deveria permitir uma implantação gradual, causando mínimo impacto na operação das diversas agências de aluguel de carros. Além disso, o sistema deveria ser reestruturado para deixar as regras de negócio mais visíveis, e o ciclo de mudança mais curto.

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A Abordagem Ágil DTI

O uso do círculo ágil virtuoso garantiu o equilíbrio entre a necessidade de entender o estado atual do sistema e o risco de ficar paralisado nessa atividade, porque havia milhares de regras de negócio. A abordagem iterativa garantiu a liberação de sucessivas versões em curto prazo. Essas versões permitiram a validação concreta e a criação de uma visão comum entre os diversos stakeholders com a maior antecedência possível. Além disso, foi concebida uma arquitetura que permitiu a convivência entre o novo sistema e o sistema legado. Assim foi possível usar a estratégia de implantação gradual, baseada em análise de riscos e critérios geográficos da Localiza no Brasil.

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O Resultado

O sistema está implantado em todas as agências de aluguel de carros no Brasil. Habilitado pela nova plataforma tecnológica, o sistema já está sujeito a um processo de melhorias dinâmico. Além das melhorias advindas das necessidades de negócio que emergem diariamente, o sistema vem sendo adaptado para ser instalado nas agências franqueadas da marca Localiza na América Latina.

SOBRE A LOCALIZA

Com 40 anos de atuação no mercado, a Localiza está presente em todos os estados do Brasil e em oito países da América Latina - Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. São 533 agências, sendo 478 em território nacional e 55 no exterior. Além disso, a companhia está em todos os aeroportos com voos comerciais. A frota da empresa é composta por 111.358 carros, que atendem a diferentes necessidades dos seus mais de 3 milhões de clientes.

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O DESAFIO

Uma grande empresa do setor siderúrgico sentia uma enorme pressão para reduzir custos e otimizar seus processos produtivos. Mesmo contando com uma solução de MES integrada ao SAP, havia grande dificuldade de obter informações consolidadas que pudessem ser utilizadas pelos diversos níveis para a tomada de decisões e a criação de programas de melhoria contínua.

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A SOLUÇÃO

Construção de um módulo que consolidasse as informações, criando um boletim da produção gerado de forma rápida e simples. A solução foi desenvolver uma fonte de dados consistente e confiável para subsidiar a tomada de decisões, aliada a ajustes para garantir maior assertividade nas informações enviadas ao SAP e reduzir significativamente as diferenças de inventário.

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A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A solução completa envolvia a construção do módulo e a realização de uma série de mudanças na solução de MES e no SAP. Essas alterações habilitariam a coleta e a consolidação das informações necessárias. A DTI atuou como fornecedor primer, assumindo a responsabilidade pelo projeto e subcontratando uma consultoria de SAP para desenvolver alterações no ERP. As validações intermediárias, aliadas à flexibilidade do processo, permitiu a convergência rumo à solução desejada e a realização das correções necessárias.

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O RESULTADO

As alterações na solução integrada SAP-MES e o novo módulo de boletim de produção entraram em operação nas datas planejadas e se tornaram a fonte oficial para a obtenção de todas as informações de produção. A DTI está realizando a operação assistida para que a nova solução seja institucionalizada e incorporada ao dia a dia da operação.

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O DESAFIO

O crescimento no serviço de aluguel de carros, por mais de 30 dias, tornou-se uma realidade para a Localiza. O aumento do volume de vendas desse produto trouxe a necessidade de uma série de transformações no processo, exigindo maior controle e mais velocidade na elaboração de propostas comerciais, na execução de faturamentos e no acompanhamento do veículo e do serviço prestado.

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A SOLUÇÃO

Como as mudanças envolveriam quase todos os setores da empresa, a solução consistiu na adaptação de sistemas legados e no desenvolvimento de sistemas para atender a necessidades específicas do negócio. Customizando soluções de mercado, como o SalesForce, a DTI conseguiu garantir o funcionamento integrado de todas as soluções por meio do TIBCO.

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A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A cultura iterativa e de entrega contínua da DTI permitiu que o problema de grandes proporções fosse fragmentado e que entregas de curto prazo fossem realizadas. Essa cultura garantiu a convergência rumo à solução final e à antecipação do retorno de investimento. Por ter profissionais desenvolvedores que vão além de programadores convencionais, a DTI conseguiu reduzir desperdícios e fazer com que os mesmos recursos atuassem em múltiplas disciplinas - manutenção em legados, configuração de produtos e desenvolvimento de sistemas.

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O RESULTADO

A abordagem iterativa garantiu a liberação de versões que agregaram valor desde os primeiros ciclos. Esse desempenho é fundamental em um cenário que requer transformações rápidas e se baseia na integração de múltiplos sistemas.

SOBRE A LOCALIZA

Com 40 anos de atuação no mercado, a Localiza está presente em todos os estados do Brasil e em oito países da América Latina - Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. São 533 agências, sendo 478 em território nacional e 55 no exterior. Além disso, a companhia está em todos os aeroportos com voos comerciais. A frota da empresa é composta por 111.358 carros, que atendem a diferentes necessidades dos seus mais de 3 milhões de clientes.

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O DESAFIO

Uma empresa da área de microrrecompensas digitais precisava criar uma loja virtual para a venda de recargas de celulares, participando da promoção "Mastercard Surpreenda". A criação da loja envolvia a integração com sistemas diversos em um prazo muito curto.

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A SOLUÇÃO

Desenvolvimento de uma solução sob medida, em plataforma .NET, que implementasse as funcionalidades e integrações necessárias.

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A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A DTI rapidamente estabeleceu uma arquitetura que permitiu simular as situações de integração com os diversos sistemas. Uma atenção especial foi dada às exceções advindas de cancelamentos ou falhas. Essas situações eram críticas em um sistema baseado em múltiplas integrações entre diferentes empresas (operadoras de celular, envios de SMS, pagamento). Em seguida, o site foi desenvolvido dentro dos padrões estabelecidos.

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O RESULTADO

A solução foi implantada na data estabelecida e proporcionou à empresa mais um canal de vendas de grande valor.

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O DESAFIO

Um grupo siderúrgico de produção de gusa decidiu ampliar sua atuação para a laminação e a aciaria. Em função dos novos desafios de gestão, tornou-se necessário pensar em um processo integrado que pudesse controlar toda a produção.

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A SOLUÇÃO

Desenvolvimento de uma solução de gestão da produção (MES) que coletasse as informações do chão de fábrica no alto-forno e as consolidasse, gerando os indicadores necessários para a tomada de decisão. Essa solução deveria ser construída de acordo com a necessidade futura de expansão para outras plantas e outros processos produtivos.

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A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A DTI levantou os principais requisitos necessários para o funcionamento do alto-forno e definiu uma arquitetura modular. A solução foi construída em plataforma Java, completamente integrada a uma plataforma PIMS responsável pela coleta de dados do chão de fábrica. A solução pode ser utilizada na análise de processos e na gestão da produção, usando funcionalidades típicas de um MES. Além disso, foi construído um módulo de otimização que auxilia na definição das cargas do alto-forno.

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O RESULTADO

O novo sistema MES foi instalado com sucesso na planta de gusa, e as novas funcionalidades de controle de processos e produção elevaram o nível de maturidade da administração. Com isso, foi possível iniciar o avanço necessário para realizar a gestão do processo produtivo completo e de forma integrada.

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O DESAFIO

Uma empresa atuante como VAS (Value Added Service) no mercado de telecomunicações precisava lançar um serviço de envio de SMSs para grupos em prazo muito curto. E o envio tinha de partir de telefones móveis convencionais. Esse serviço deveria ser muito robusto, pois iria processar um alto volume de mensagens.

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A SOLUÇÃO

A empresa já possuía uma plataforma sólida para envio de SMSs, integrada com as principais operadoras de telefonia do Brasil. A solução consistia no desenvolvimento de uma nova camada sobre essa plataforma, responsável por prover os serviços de assinatura, gerenciamento de grupos e envio de mensagens.

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A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A partir de uma rápida análise das interfaces providas pela plataforma existente, a DTI estabeleceu a arquitetura da nova camada de serviços e rapidamente entregou uma versão que permitia a assinatura do serviço, a criação e a manutenção de grupos e o envio de mensagens - tudo via SMS. Em seguida, desenvolveu uma interface para o cartão CIM-IO e um aplicativo Android.

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O RESULTADO

Os prazos estipulados foram cumpridos, e a solução já é utilizada por uma das maiores operadoras de telefonia do Brasil. Além disso, a solução foi adaptada para ser usada por duas operadoras no Chile. A expectativa é de que mais duas grandes operadoras do Brasil passem a utilizar essa solução em curto prazo.

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O DESAFIO

Uma editora de conteúdos interativos para tablets e celulares com atuação global precisava aumentar substancialmente a produtividade. Com o aumento na geração de conteúdos, o negócio da empresa poderia atingir as metas de rentabilidade estabelecidas.

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A SOLUÇÃO

Desenvolvimento de uma ferramenta para a criação de livros com conteúdo interativo. O mecanismo deveria permitir a construção visual do livro e a configuração de suas funcionalidades de forma simples. Além disso, a solução precisava ser multiplataforma e compatível com Windows e Mac. A ferramenta deveria também ser capaz de gerar conteúdo para os principais dispositivos móveis, rodando iOS e Android.

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A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A DTI reuniu uma equipe de alto desempenho que rapidamente reestruturou a tecnologia existente para a visualização dos livros. A tecnologia foi migrada para uma plataforma em que era possível gerar e exibir o livro. A realização de ciclos curtos permitiu que diversos desafios não previstos emergissem e passassem pelas ações corretivas necessárias.

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O RESULTADO

O lançamento de versões intermediárias permitiu o uso de uma delas na geração de livros por uma empresa especializada na Índia. Essa estratégia garantiu a antecipação do ROI e possibilitou o teste da ferramenta em um ambiente real, com alto nível de pressão. O retorno concreto influenciou no direcionamento das novas versões.

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O DESAFIO

Uma grande empresa do setor siderúrgico tinha a maior parte de sua operação de embarques interno e externo coordenada por um portal de logística. O controle compreendia as funcionalidades de supervisão em computadores desktop e outras executadas em campo por meio de dispositivos móveis. Mesmo com a abrangência de grande parte da operação, a empresa ainda se deparava com erros de embarque que causavam transtornos e atrasos.

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A SOLUÇÃO

Integração do portal ao processo de planejamento de forma mais efetiva e inclusão de novos fluxos e validações que garantissem maior assertividade nas operações.

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A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A DTI incluiu um novo módulo de planejamento - visando o mercado interno - e uma integração completa com o SAP para o mercado externo. A solução criou fluxos de aprovação no portal e nos softwares executados nos coletores de dados, evitando e detectando potenciais erros. O módulo adicionou funcionalidades para a geração automática dos documentos portuários. O procedimento tornou o processo mais simples e minimizou possíveis erros manuais.

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O RESULTADO

A solução foi colocada em operação gradualmente, conforme prioridade estabelecida pelas necessidades de negócio. Ao unificar o ambiente de planejamento e controle das operações de embarque, o volume de erros caiu significativamente.

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O DESAFIO

O setor de TI da Localiza apresentava um processo bastante estruturado para atendimento de demandas em sistemas existentes e desenvolvimento de projetos. No entanto, esse processo deveria avançar mais, aumentando significativamente a quantidade e a qualidade das entregas realizadas.

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A Solução

Reestruturação completa do processo - surgimento da demanda, especificação, análise, desenvolvimento e entrega final - com a utilização de metodologias ágeis e princípios de Lean.

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A Abordagem Ágil DTI

A DTI aplicou seus sólidos conhecimentos em metodologias ágeis e Lean para realizar um diagnóstico da situação inicial da Localiza e propor ações de reestruturação. Esse diagnóstico contemplou o mapeamento de toda a cadeia de valor do processo. A partir dessa visão e dos levantamentos realizados com representantes de todas as áreas, foi possível determinar as raízes de desperdícios e propor uma redefinição completa do processo.

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O Resultado

O novo processo foi implantado em alguns projetos piloto e rapidamente se disseminou. Houve uma redução de 71% no lead time das entregas e de 79% no desperdício. Além disso, algumas áreas experimentaram mais de 150% de aumento na produtividade.

SOBRE A LOCALIZA

Com 40 anos de atuação no mercado, a Localiza está presente em todos os estados do Brasil e em oito países da América Latina - Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. São 533 agências, sendo 478 em território nacional e 55 no exterior. Além disso, a companhia está em todos os aeroportos com voos comerciais. A frota da empresa é composta por 111.358 carros que atendem a diferentes necessidades dos seus mais de 3 milhões de clientes.